Em 2004, com três sócios, sendo Emerson, Fred e Pablo, construímos a primeira pista de skate indoor de São José dos Pinhais, no espaço denominado SJP Skate Park. Com serviços de Assessoria Esportiva, incluindo trabalhos para o surfista Peterson Rosa, tínhamos um escritório em cima da pista, e a locávamos para praticantes de três modalidades: bike (BMX), roller e skate.
Um dos skatistas que tinha um tipo de bolsa da nossa empresa, a Ação Assessoria Esportiva, e não pagava para andar na pista, era Ítalo Romano, na época com 14 anos. Ele se destaca dos demais pela simpatia e obviamente por andar de skate sentado, devido à falta das pernas após acidente ao cair de um vagão de trem quando brincava de pegar carona. Ítalo, agora com 21 anos, foi entrevistado dia 03 de julho no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.
Lembro que Ítalo saia do CIC, onde mora até hoje, de ônibus Ligeirinho, descia no antigo ponto, ao lado da biblioteca, e percorria as calçadas da Rua Joaquim Nabuco até o SJP Skate Park, na Rua Norberto de Brito. Quando chovia ele chegava com as calças bem molhadas e assim que entrava no barracão ia para a pista.
Em um campeonato amador que organizamos ele ficou em segundo lugar. O desempenho foi muito bom mas não o suficiente para ser campeão. A forma como encarou a derrota, com um olhar de quem um dia iria se dedicar ainda mais, não me deu a sensação de que ele deveria ter ganhado por ter limitações físicas em relação aos adversários.
Quando ele chega com seu skate a imagem dele lá embaixo nos desperta um sentimento de pena, pois o skate o ajuda a se locomover como se fosse uma cadeira de rodas, mas isso é somente até ele começar as manobras. Quando vemos a sua performance como skatista o sentimento é muito maior e de admiração de quem se dedica ao esporte profissionalmente.
Confira as imagens de Ítalo Romano na antiga pista indoor de skate de São José dos Pinhais, a performance de outros atletas amadores e mais fotos de 2004.
Ítalo Romano, aos 14 anos, no SJP Skate Park
Nenhum comentário:
Postar um comentário