domingo, 17 de abril de 2011

O erudito popular como ótima música, músico e som no São Marcos

O compositor e pianista clássico Arthur Moreira Lima se apresentou no bairro São Marcos, na sexta (15 de abril) à noite, no programa de concertos por diferentes cidades intitulado Um Piano pela Estrada patrocinado pela empresa, ThyssenKrupp, indústria com sede em São José dos Pinhais. A Lei Rouanet (renúncia de impostos em troca de patrocínio) é usada com sucesso no show e chega ao seu propósito final de propagar a cultura para a população.

Na década de 90, a música deixou de ser ensinada como disciplina obrigatória nas escolas públicas do País. Obrigar o ensino cultural não tem o caráter ditatorial, mas de formação da humanidade. Milhares de jovens não sabem como se constrói uma música, e não são estimulados a ter um ouvido musical, o que fez com que toda uma geração passasse a aceitar qualquer coisa como música, sendo muitas modinhas ruins de axé, funk carioca, pagode, sertanejo, rock, entre outros gêneros populares que muitas vezes são mau explorados.

Parabéns à ThyssenKrupp e Secretaria Municipal de Cultura que propiciaram a oportunidade dos moradores do São Marcos verem de perto um repertório popular nas vestes do erudito. A programação musical de Arthur Moreira teve Beethoven e clássicos populares brasileiros levados com muito talento ao piano, como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Carinhoso, de Pixinguinha.

E o som, apesar de ser na rua, estava excelente. Muito bom também a performance da banda da Guarda Mirim que abriu o concerto.

Assista ao vídeo do PautaSJP.com
http://www.youtube.com/watch?v=g5NVlLQva3E





Nenhum comentário:

Postar um comentário