terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Prefeitópole 1

Fim de ano com quase tudo calmo entre os candidatos ao cargo de administrador político de São José dos Pinhais. Ao contrário de 2007, quando estávamos a um ano das eleições municipais de 2008, e São José tinha grande agitação política, quase que o fim de 2011 fica praticamente morto quando o assunto é o tema “prefeitópole”.

As quatro forças políticas da cidade mostraram muito pouco das suas intenções para 2012. O deputado estadual Francisco Bührer, os ex-prefeitos e atuais deputados federais, Luis Carlos Setim e Leopoldo Meyer, e o prefeito Ivan Rodrigues, deixaram apenas no ar a intenção de concorrer ao cargo.

O prefeito Ivan Rodrigues demonstrou seu interesse por meio de seu novo partido, o Partido Social Democrata (PSD), que começou a sua história na cidade com cinco vereadores. A nova legenda partidária tirou representantes da Câmara do PTB (01), PP (01) e do DEM (03). Atualmente, sem contar o novo vereador e suplente, Gastão Vosgeraw (PSDB), Ivan Rodrigues tem apenas uma oposição mais clara do vereador Imar Augusto (PSB), ou seja, por enquanto nada de braçada na Câmara.

Uma grande vantagem para Ivan Rodrigues administrar a rejeição que possui é o fortalecimento de um grande projeto. A nova pista para pouso e decolagem de aviões de carga no Aeroporto Afonso Pena, e o novo terminal de cargas são projetos que começam a sair do papel e se tornam realidade. Da mesma forma a ideia de um trem de superfície cortando o bairro Afonso Pena e ligando Curitiba à BR 116, na ferrovia que nunca funcionou mas que está lá. O objetivo é abastecer o novo terminal de cargas e ser um transporte moderno para os moradores da região.

Consciente da importância de que trata-se de algo que vai aumentar consideravelmente os impostos de serviços de São José dos Pinhais, o prefeito tem se dedicado pessoalmente nesta empreitada, que conta com apoio do governo do Estado e governo Federal. A iniciativa pode amenizar descontentamentos como a derrubada da sede antiga da Prefeitura e a implantação errada das novas linhas de ônibus, que prejudicaram principalmente os moradores da área rural.

Quanto ao ex-prefeito Leopoldo Meyer, a lembrança de sua administração de 2005 a 2008 é ainda recente, e existem apontamentos negativos do final da sua gestão que repercutem até hoje: o caso da descoberta de escutas telefônicas dentro da secretaria de Segurança que gerou o afastamento do secretário Ariovaldo Gouveia e diretores; e o caso do pagamento superfaturado pela Prefeitura para a empresa licitada que recolhia o lixo. 

O ex-prefeito Setim está em uma situação mais confortável, com os seus oito anos de governo aprovados pelo Tribunal de Contas. A dificuldade é a falta de vereador , pois o partido Democratas praticamente deixou de existir dentro da Câmara.

Quanto ao deputado Buhrer, a ideia dele ser candidato a prefeito tendo como vice a ex-primeira dama, Rita Meyer, repercutiu bem na cidade, afinal são tempos de mulheres na presidência do País e nos ministérios.

Prefeito Ivan Rodrigues não tem uma carta na manga, mas um grande projeto de interesse estadual e federal. Trata-se da antiga linha férrea como apoio ao novo terminal de cargas.

O PT de SJP acusou o deputado federal Leopoldo Meyer de fazer mídia com emendas parlamentares. O PSDB retrucou com a matéria do deputado federal André Vargas, afinal o PT também fez mídia das emendas.

Anúncios políticos foram os únicos temas a tratarem sobre as eleições municipais de 2012. Por enquanto, o cenário está muito calmo.

O deputado federal e ex-prefeito Luis Carlos Setim deixou uma possível candidatura no ar: "Estaremos lá com você"

Nenhum comentário:

Postar um comentário